Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade – Vol. 50 – Julho.2019

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos a atualização das Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade definidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e sua importância para as operações de compensação ambiental.

A atualização advém da Portaria MMA nº 463/2018, para o que se utilizou a metodologia definida pela Deliberação CONABIO nº 39/2005, valendo-se do software Marxan e mediante integração de atividades de modelagem computacional, com a validação da informação gerada por especialistas de diferentes setores e regiões dos biomas.

O que foi feito

Foram realizadas (i) definição das metas e importância relativa de cada objeto; (ii) elaboração de um mapa das áreas relevantes, levando-se em conta a representatividade, persistência e vulnerabilidade dos ambientes; (iii) análise de custos, benefícios e oportunidades e (iv) análise do grau de ameaça e pressão antrópica.

Resultados

Os resultados obtidos para cada um dos biomas foram sistematizados em um único mapa e em fichas descritivas das áreas com suas ações recomendadas, além da informação de importância biológica e prioridade de ação. Os arquivos estão disponíveis para download no site do MMA.

Como se sabe, a Lei n° 12.651/2012 estabelece que a compensação fora do Estado é permitida se localizada em área considerada prioritária pela União ou Estados.

A equipe multidisciplinar da ECCON pode oferecer assessoria técnica para a compensação ambiental em áreas prioritárias. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@ecconsa.com.br.

Yuri Rugai Marinho
Milena Gomes Talavera Gaspareto

***

Eccon Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Acreditamos que a regularização ambiental pode trazer ganhos ao empreendedor, à sociedade e ao meio ambiente. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil.
Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!

Nome:
E-mail:*