Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!

Nome:
E-mail:*

EBOOK 2º Edição – Negócios Ambientais no Brasil – ECCON Soluções Ambientais

Pouco mais de um ano depois do lançamento da primeira edição do ebook Negócios Ambientais no Brasil, as questões ambientais brasileiras estão, hoje, no foco das discussões mais relevantes nos cenários nacional e internacional.

Leia mais....

Projeto Preservadores no Brasil

O Brasil é reconhecido por ter a maior
biodiversidade do planeta. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados abrangidos
por diversos biomas e zonas climáticas, o que confere ao nosso país uma riqueza
imensurável com relação à sua fauna e flora.

Leia mais....

Agricultura Digital e Tecnologias – Vol.61 – Junho.2020

Neste volume da carta da ECCON, escrito em parceria com a empresa AgriConnected, abordaremos a agricultura digital e o uso da tecnologia para conferir transparência e cumprimento das obrigações ambientais no ambiente produtivo.

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Junho.2020

Mudanças Climáticas e Recuperação Econômica

Acompanhamos, no início de maio, webinar promovido pela Embaixada da Alemanha e pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), intitulado “Mudanças Climáticas e Recuperação Econômica”. O evento reuniu nomes como Andrea Meyer,

Leia mais....

Carta de Negócios Ambientais – 5 anos – Maio.2020

Estamos comemorando 60 meses de publicação ininterrupta de nossas cartas de negócios ambientais. São 5 anos de pesquisa, aprendizado e produção de conhecimento aos nossos 10.000 leitores.

Neste período, não foram pequenos nossos esforços em acessar normas,

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Maio.2020

Estamos de cara nova

A ECCON está dando mais um grande passo para a ampliação dos negócios ambientais do Brasil. A plataforma do Banco de Áreas Verdes está ainda mais moderna e apta a levar cada vez mais oportunidades de negócios aos proprietários preservacionistas.

Leia mais....

Coronavírus e Órgãos Ambientais – Vol.59 – Abril.2020

Neste volume da carta da ECCON, considerando
o cenário trazido pelo novo coronavírus, registraremos nossos apontamentos de
caráter ambiental às empresas que estejam lidando com processos administrativos
(licenciamento ou autuação) nos órgãos públicos.

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Abril.2020

Documentos fundamentais para negócios ambientais

Em nossa carta anterior, falamos sobre a importância da matrícula de imóveis rurais em operações de negócios ambientais. Nesta edição, abordaremos a relevância de outros documentos fundamentais para transações de compra,

Leia mais....

Coronavírus – Edição Extraordinária – Março.2020

O Sars-Cov-2, novo vírus da família conhecida como coronavírus e causador da doença Covid-19, disseminou-se de forma exponencial no mundo inteiro. O tema é delicado e está sendo tratado na maior parte dos canais de comunicação.

Leia mais....

Licenciamento ambiental – Vol. 58 – Março.2020

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos o tema licenciamento ambiental e o projeto de lei que pretende unificar suas regras (PL nº 3.729/2004), atualmente em trâmite no Congresso Nacional.

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Março.2020

Regularidade documental: a importância da matrícula

A matrícula é o título de propriedade que individualiza o imóvel rural. É como a certidão de nascimento do imóvel, identificando-o por sua localização, confrontações e descrição detalhadas.

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Áreas preservadas e crédito de carbono

O Banco de Áreas Verdes ECCON está ampliando as iniciativas que visam à monetização de ativos verdes como alternativa eficaz para incentivar a conservação de áreas de floresta no Brasil.

Além do foco em transações de compra e venda e de servidão ambiental para fins de compensação,

Leia mais....

BlackRock – Vol. 57 – Fevereiro.2020

No início deste ano, a BlackRock, considerada a maior gestora global de ativos, deu publicamente início ao que chamou de “uma mudança estrutural nas finanças”, com a sustentabilidade passando a figurar como o novo padrão de investimento.

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Fevereiro.2020

Valoração econômica de áreas de floresta

A precificação de áreas de floresta é um dos principais desafios do mercado de compensação ambiental.  A falta de padrões e índices econômicos que subsidiem a precificação acaba por restringir os preços à regra de oferta e demanda.

Leia mais....

Georreferenciamento de imóvel rural – Vol. 56 – Janeiro.2020

Neste volume da carta da ECCON, trataremos do georreferenciamento de imóveis rurais no Brasil, com destaque para os aspectos legais e técnicos envolvidos e as tendências relativas ao tema.

O georreferenciamento de imóvel rural

O ano de 2001 foi um marco para a demarcação de imóveis rurais no Brasil.

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Janeiro.2020

Recente artigo científico elaborado pelo IPAM (Instituto Ambiental de Pesquisa da Amazônia) e pelo centro de pesquisa Woods Hole Research Center mapeou estratégias para redução de desmatamento e estímulo ao desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Leia mais....

COP 25 – Vol. 55 – Dezembro.2019

Neste volume especial da carta da ECCON, compartilharemos nossas percepções e as oportunidades identificadas em nossa participação na 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima (COP-25) ocorrida este mês em Madri,

Leia mais....

Equipe Técnica ECCON – O que fizemos em 2019

Todo mês, nossa equipe técnica multidisciplinar elabora publicações sobre temas ambientais relevantes e compartilha com os atuais 9.000 leitores. Para isso, nós usamos nossa experiência, realizamos pesquisas e participamos de eventos no Brasil e em outros países. 

Leia mais....

Banco De Áreas Verdes – Dezembro.2019

Publicação referencia os Serviços Ecossistêmicos no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) lançou, em 29.11.2019, o Marco Referencial em Serviços Ecossistêmicos (MRSE). A publicação foi lançada durante o 1° Seminário Oportunidades e Negócios em Serviços Ecossistêmicos,

Leia mais....

Especial Dubai – Vol. 54 – Novembro.2019

Neste volume especial da carta da ECCON, abordaremos o aprendizado e as oportunidades identificadas em nossa participação na Cúpula Mundial de Economia Verde (World Green Economy Summit) ocorrida em outubro em Dubai,

Leia mais....

Banco de Áreas Verdes – Novembro.2019

Compensação ambiental em unidades de conservação

As unidades de conservação (UCs) compreendem territórios cuja proteção é legalmente instituída e compreendem Parques, Reservas, Estações Ecológicas, entre outras categorias. Estão previstas na Lei n° 9.985/2000,

Leia mais....
1 2 3 4 5