Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /nas/content/live/ecconsa/wp-includes/post-template.php on line 316

Each month, we send letters to our clients, partners and readers. We intend to contribute to the discussions, present suggestions and inform about the business opportunities that exist in the environmental area. If you want to receive a letter, write your e-mail in the box below. Have a good reading!

Name:
eMail:*

Banco de Áreas Verdes – Abril.2020

Documentos fundamentais para negócios ambientais

Em nossa carta anterior, falamos sobre a importância da matrícula de imóveis rurais em operações de negócios ambientais. Nesta edição, abordaremos a relevância de outros documentos fundamentais para transações de compra,

Read more....

Coronavírus – Edição Extraordinária – Março.2020

O Sars-Cov-2, novo vírus da família conhecida como coronavírus e causador da doença Covid-19, disseminou-se de forma exponencial no mundo inteiro. O tema é delicado e está sendo tratado na maior parte dos canais de comunicação.

Read more....

Licenciamento ambiental – Vol. 58 – Março.2020

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos o tema licenciamento ambiental e o projeto de lei que pretende unificar suas regras (PL nº 3.729/2004), atualmente em trâmite no Congresso Nacional.

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Março.2020

Regularidade documental: a importância da matrícula

A matrícula é o título de propriedade que individualiza o imóvel rural. É como a certidão de nascimento do imóvel, identificando-o por sua localização, confrontações e descrição detalhadas.

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Áreas preservadas e crédito de carbono

O Banco de Áreas Verdes ECCON está ampliando as iniciativas que visam à monetização de ativos verdes como alternativa eficaz para incentivar a conservação de áreas de floresta no Brasil.

Além do foco em transações de compra e venda e de servidão ambiental para fins de compensação,

Read more....

BlackRock – Vol. 57 – Fevereiro.2020

No início deste ano, a BlackRock, considerada a maior gestora global de ativos, deu publicamente início ao que chamou de “uma mudança estrutural nas finanças”, com a sustentabilidade passando a figurar como o novo padrão de investimento.

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Fevereiro.2020

Valoração econômica de áreas de floresta

A precificação de áreas de floresta é um dos principais desafios do mercado de compensação ambiental.  A falta de padrões e índices econômicos que subsidiem a precificação acaba por restringir os preços à regra de oferta e demanda.

Read more....

Georreferenciamento de imóvel rural – Vol. 56 – Janeiro.2020

Neste volume da carta da ECCON, trataremos do georreferenciamento de imóveis rurais no Brasil, com destaque para os aspectos legais e técnicos envolvidos e as tendências relativas ao tema.

O georreferenciamento de imóvel rural

O ano de 2001 foi um marco para a demarcação de imóveis rurais no Brasil.

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Janeiro.2020

Recente artigo científico elaborado pelo IPAM (Instituto Ambiental de Pesquisa da Amazônia) e pelo centro de pesquisa Woods Hole Research Center mapeou estratégias para redução de desmatamento e estímulo ao desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Read more....

EBOOK 2º Edição – Negócios Ambientais no Brasil – ECCON Soluções Ambientais

Pouco mais de um ano depois do lançamento da primeira edição do ebook Negócios Ambientais no Brasil, as questões ambientais brasileiras estão, hoje, no foco das discussões mais relevantes nos cenários nacional e internacional.

Read more....

COP 25 – Vol. 55 – Dezembro.2019

Neste volume especial da carta da ECCON, compartilharemos nossas percepções e as oportunidades identificadas em nossa participação na 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima (COP-25) ocorrida este mês em Madri,

Read more....

Equipe Técnica ECCON – O que fizemos em 2019

Todo mês, nossa equipe técnica multidisciplinar elabora publicações sobre temas ambientais relevantes e compartilha com os atuais 9.000 leitores. Para isso, nós usamos nossa experiência, realizamos pesquisas e participamos de eventos no Brasil e em outros países. 

Read more....

Banco De Áreas Verdes – Dezembro.2019

Publicação referencia os Serviços Ecossistêmicos no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) lançou, em 29.11.2019, o Marco Referencial em Serviços Ecossistêmicos (MRSE). A publicação foi lançada durante o 1° Seminário Oportunidades e Negócios em Serviços Ecossistêmicos,

Read more....

Especial Dubai – Vol. 54 – Novembro.2019

Neste volume especial da carta da ECCON, abordaremos o aprendizado e as oportunidades identificadas em nossa participação na Cúpula Mundial de Economia Verde (World Green Economy Summit) ocorrida em outubro em Dubai,

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Novembro.2019

Compensação ambiental em unidades de conservação

As unidades de conservação (UCs) compreendem territórios cuja proteção é legalmente instituída e compreendem Parques, Reservas, Estações Ecológicas, entre outras categorias. Estão previstas na Lei n° 9.985/2000,

Read more....

Fundo Amazônia – Vol. 53 – Outubro.2019

Este mês, diante das ainda constantes discussões
nacionais e internacionais sobre a Amazônia e as queimadas, nos dedicamos a falar
um pouco sobre a origem e a natureza do Fundo Amazônia e a sua relação com o
que se conhece por Negócios Ambientais.

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Outubro.2019

As Reservas Legais do Brasil

Seis trilhões de reais por ano. Esse é o valor da perda que o Brasil teria se os seus biomas fossem integralmente desmatados. O dado foi divulgado pelo artigo 

Read more....

Especial Amazônia – Vol. 52 – Setembro.2019

Este é um volume especial da carta da ECCON dedicado à Amazônia em vista das recentes discussões nacionais e internacionais.

Dados alarmantes de desmatamento, vídeos da floresta queimando e imagens de satélite com registros das chamas têm sido amplamente divulgados.

Read more....

Banco de Áreas Verdes – Setembro.2019

O fogo na Amazônia, maior floresta tropical do mundo, tem chamado atenção internacional para as pressões do desmatamento e suas consequências alarmantes. Perda da biodiversidade, redução da disponibilidade hídrica e alterações em solos agrícolas e florestais são alguns dos efeitos expressivos da perda de floresta.

Read more....

Mapa Interativo do Banco de Áreas Verdes – Vol. 51 – Agosto.2019

Neste volume especial da carta da ECCON,
gostaríamos de comunicar aos nossos leitores, clientes e amigos as novidades do
mapa interativo do Banco
de Áreas Verdes
.

O Banco de Áreas Verdes da ECCON possui,

Read more....
1 2 3 4 5