Serviços sustentáveis – Vol. XLVII – Abr.2019

Neste volume da carta da ECCON, abordaremos a crescente demanda dos consumidores por produtos e serviços comprometidos com a sustentabilidade e com impactos positivos ao meio ambiente.
 
Atenta às tendências de mercado e a oportunidades de negócios para seus clientes e parceiros, a ECCON realizou pesquisa de opinião a fim de compreender o que importa ao consumidor sob o ponto de vista ambiental e de que forma está disposto a contribuir ao escolher contratar prestadores de serviços comprometidos com o meio ambiente.

Metodologia

A pesquisa se deu por meio de preenchimento de formulário on-line, disponibilizado na plataforma do Google, cujo link de acesso foi divulgado por meio de nosso mailing e em mídias sociais. Entre os dias 22.03.2019 e 05.04.2019, obtivemos 382 respostas ao questionário.
 
Conforme apontado em matéria veiculada no portal Terra, na qual a pesquisa da ECCON foi citada, os resultados confirmam tendência apontada por levantamentos semelhantes: consumidores dão preferência a produtos e serviços sustentáveis e estão dispostos a pagar um pouco mais a empresas que trazem impactos positivos ao meio ambiente.
 
Resultados

Dentre os resultados, destaca-se o fato de que 31,3% dos participantes se manifestaram no sentido de que sempre estão dispostos desembolsar valor maior para prestadores comprometidos com o meio ambiente. Esse resultado é especialmente relevante, pois demonstra haver alta possibilidade de retorno em investimento em práticas sustentáveis.
 
Além da significativa quantidade de pessoas dispostas a pagar mais para esses prestadores, 60,3% estariam dispostos a desembolsar até 10% pelo comprometimento com o meio ambiente.
 
Vale destacar que a viabilização de práticas sustentáveis nem sempre necessita de altos valores do consumidor. Há casos em que se pode contribuir com alguns centavos.
 
Neste aspecto, nossa pesquisa demonstrou que 89,8% dos participantes estão dispostos a arredondar os centavos de uma compra ou da contratação de um serviço e doar a diferença para causas ambientais.
 
Visão dos consumidores

Os resultados reforçam a percepção de que consumidores estão pautando os novos caminhos que devem ser trilhados pelas empresas quanto à adoção de práticas sustentáveis. Mais que mero diferencial positivo, adotar cuidados com o meio ambiente tornou-se mandatório. Ignorá-las demonstra inadequação à nova realidade. O resultado completo da pesquisa pode ser acessado aqui.
 
A ECCON agradece a todos que contribuíram com nossa pesquisa dedicando seu tempo a respondê-la. Colocamo-nos à disposição para contribuir com parceiros e clientes na busca por soluções funcionais e criativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável e com a preservação do meio ambiente no Brasil. Para mais informações, entre em contato conosco: contato@ecconsa.com.br.

Yuri Rugai Marinho
Contribuição: André Castro Santos

***

Eccon Soluções Ambientais é uma empresa de regularização ambiental focada na apresentação de soluções ambientais. Acreditamos que a regularização ambiental pode trazer ganhos ao empreendedor, à sociedade e ao meio ambiente. Oferecemos serviços de identificação, diagnóstico e a efetiva regularização ambiental de todo tipo de propriedade ou atividade produtiva desenvolvida dentro das fronteiras do Brasil.
Mensalmente, enviamos cartas aos nossos clientes, parceiros e leitores. Queremos contribuir com as discussões, apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. Se quiser receber a carta, escreva seu e-mail no quadro abaixo. Boa leitura!

Nome:
E-mail:*